Tricologia Cabelo

A tricologia capilar é uma especialização, dentro da medicina, voltada especialmente para deixar o cabelo saudável. Nome de origem grega, tricologia une “trico”, de thrikos, que significa cabelo ou pelo,

com “logia”, que identifica estudo ou campo do conhecimento. Logo, o termo designa aqueles que se especializam justamente nessa parte do corpo e que se dedicam a entender a formação, as características e as doenças que acometem os pelos corporais.

Diagnóstico
Para que a terapia capilar seja eficaz, é necessário o correto diagnóstico das doenças que ocasionam perda de cabelo, caspas, oleosidade e outros sintomas. Por isso, é muito importante a avaliação de um especialista, como por exemplo, um dermatologista.

Ele investiga, através da anamnese altamente detalhada, como está a saúde do couro cabeludo, da fibra capilar ou da barba. Portanto, para um correto diagnóstico, esse profissional utiliza-se de um tricoscópio digital. Este aparelho analisa, dentre outros índices, o percentual de oleosidade e hidratação do couro cabeludo, por exemplo.

O exame preliminar é essencial e deve ser individualizado, pois cada paciente tem suas particularidades e elas devem ser consideradas para maior eficácia do tratamento.

Além de diagnosticar e indicar o tipo de tratamento a ser seguido, o profissional especialista em tricologia capilar também orienta o paciente sobre mudanças de hábito que são essenciais para melhorar a afecção, tais como:

Atentar para a alimentação inadequada;
Praticar atividade física;
Ter um sono insuficiente, entre outros.
O diferencial da consulta com o especialista em tricologia é poder contar com um diagnóstico completo. Pois, envolve desde a descoberta da origem do problema, até a definição do tratamento mais adequado.

Algumas afecções que a tricologia capilar trata
A tricologia capilar trata:

Alopecia Androgenética (calvície masculina e feminina);
Alopecia Areata;
Eflúvios Telógenos, Anágenos, entre outros. (Queda de cabelo);
Caspa e seborréia;
Nutrição capilar;
Anti Aging Capilar;
Psoríase;
Excesso de oleosidade;
Pruridos (coceira no couro cabeludo);
Recuperação de fios danificados.
Tratamentos
Após o paciente passar por uma avaliação adequada e obter o diagnóstico correto, o médico tricologista pode indicar tratamentos clínicos com soluções, medicamentos orais ou injetáveis, tratamentos minimamente invasivos e até o implante capilar.

Dentre os tratamentos de tricologia capilar o médico pode realizar:

Microagulhamento;
Aplicação de lasers, como por exemplo, o Fotona;
Injeção de medicamentos diretamente na pele do couro cabeludo com aparelho específico.
Os tratamentos citados acima são alguns exemplos, mas existem outros também. Todo procedimento é elaborado de forma individualizada, direcionada e dinâmica.

Vale ressaltar que, para obter boas respostas em relação ao resultado, o paciente precisa continuar com o tratamento indicado, bem como não e deixar de seguir as recomendações do médico.